domingo, 12 de setembro de 2010

Secretariado e Secretariado Bilingue

Secretariado



Secretariado é o conjunto de assessores diretos de uma determinada pessoa que ocupa um cargo de grande importância e complexidade em uma administração publica  ou privada.
O profissional de Secretariado Executivo Bilingue é gerenciador de informações e serviços, assessor qualificado, fluente em dois idiomas, hábil comunicador, conhecedor de informática avançada, organizado, ativo e discreto.                                                                                                            


Secretária Executiva Bilíngue é um cargo administrativo, exercido por profissionais que têm fluência em dois idiomas.
O profissional de secretariado precisa ser um assessor multifuncional atento à empresa e ao mercado, enfatizando os resultados, fazendo um trabalho dinâmico, criativo, propondo soluções simples e eficazes. Precisa estar atendo às modernas técnicas de arquivamento de dados, afinal, os arquivos físicos estão sendo extintos, mas, as informações não. Para atingir esse perfil é necessário muito esforço e dedicação. Não se trata apenas do domínio das técnicas secretariais, é preciso ser um hábil negociador nas questões psicológicas.                                                                                                                                      
                                                                                                                                                                       Wikipédia, a enciclopédia livre.



Historia 

A profissão de secretária não tem a sua origem muito conhecida. Diz-se por aí que a primeira secretária foi Eva! Outros afirmam que a primeira secretária assessorou Napoleão Bonaparte, sendo demitida por pressões da Josefina! Conta-se ainda que a primeira secretária assessorou a Rainha Vitória, trabalhando com luvas e chapéu!
Através de pesquisas históricas, percebemos que o "antepassado" da secretária foi o Escriba - profissional de atuação destacada em toda a Idade Antiga, junto aos povos que desenvolveram a escrita e o comércio. Lendo a descrição do trabalho do escriba, observamos que existe bastante semelhança com o trabalho da secretária, resguardando, obviamente, as características de cada época: "O escriba oriental é o homem que domina a escrita, classifica os arquivos, redige as ordens, aquele que é capaz de recebê-las por escrito e, que, por conseguinte, é naturalmente encarregado da sua execução".

                      Referências: informação do site da Federação Nacional de sindicatos  dos secretarios .
                                    Link   : //www.fenassec.com.br/c_artigos_historico.html




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